Dia do Consumidor, a “Black Friday do primeiro semestre” do e-commerce

por Redação Beonly
3 de março de 2021

O Dia do Consumidor, celebrado anualmente no dia 15 de março, historicamente sempre foi uma data para a conscientização dos direitos dos consumidores. Mas nos últimos anos passou a figurar na lista de datas para a realização de promoções, com ofertas e descontos, a ponto de ser apelidada como a “Black Friday do primeiro semestre”, numa referência à data mais quente do varejo online festejada em novembro.

Mas será que o Dia do Consumidor tem potencial para gerar resultados tão expressivos?

Uma pesquisa da All iN & Social Miner, em parceria com a Opinion Box, não diz isso com todas as letras, mas aponta a existência de um interesse dos consumidores em ofertas especialmente criadas para o dia 15 de março em 2021.

🙋‍♂️ Dos 1.050 brasileiros que responderam a pesquisa, 32% afirmaram que sim, pretendem aproveitar as ofertas do Dia do Consumidor. O número de indecisos é de 44%, enquanto o total de desinteressados por compras na data é de 22%.

🙋‍♂️ Ainda de acordo com a All iN & Social Mine, os compradores costumam se engajar com as campanhas promocionais cerca de 15 dias antes da data comercial. Foi o que 10% responderam à pesquisa em relação do Dia do Consumidor. Mas a maioria, 25%, disseram que devem comprar na semana da promoção, e 13% responderam que só no dia 15 mesmo.

🙋‍♂️ A maioria dos consumidores vai procurar por ofertas via sites de buscas, 41%, ou por aplicativos de lojas, 41%. Mas há os que recorrem a lojas físicas, 34%. E, seguindo a tendência da jornada omnichannel, muita gente deve comprar online, e optar por retirar na loja.

Como foi o Dia do Consumidor do e-commerce em 2020

Ainda pode ser cedo considerar o Dia do Consumidor como a “Black Friday do primeiro semestre”, mas quem aposta na data está obtendo resultados. Foi assim em 2020.

👉 De acordo com a Ebit/Nielsen, as vendas online referentes à semana do Dia do Consumidor cresceram 18% na comparação com o mesmo período de 2019, totalizando uma movimentação de R $1,41 bilhões no e-commerce.

👉 Houve uma forte influência da pandemia do coronavírus, que estava começando, com as primeiras medidas de isolamento e fechamento temporário das lojas físicas. Tanto que a pesquisa identificou que os brasileiros aproveitaram os descontos do Dia do Consumidor para se preparar para os reflexos da crise sanitária. Na comparação com 2019, houve aumento de vendas no setor de Alimentos e Bebidas (33%), Eletrônicos (30%) e Eletrodomésticos (24%).

👉 A Ebit/Nielsen identificou ainda que o pico de vendas online ocorreu em 12 de março, correspondendo ao dia seguinte ao anúncio da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarando o coronavírus uma pandemia global. O e-commerce vendeu R $229 milhões nesse dia.

Em 2021, o Dia do Consumidor pode ser melhor explorado e gerar resultados para o e-commerce porque, infelizmente, ainda se vive uma grave crise sanitária por conta da Covid-19. E também porque é uma oportunidade que se apresenta para quem quer (ou precisa) incrementar suas vendas já no primeiro semestre, sem esperar o fim do ano para vender mais.

Datas especiais do varejo online com Beonly ativado

O sucesso dos clientes Beonly na Black Friday 2020 são indicativos do potencial da plataforma de Personalização Web para alavancar melhores resultados no dia a dia da loja virtual, mas especialmente nas campanhas com foco nas datas comerciais do varejo online. “Na Black Friday, geramos 50 milhões de pequenas decisões observando o perfil individual de cada pessoa e compondo uma oferta de produtos alinhada com seu interesse”, diz Bruno Possidonio, fundador e CEO da BEONLY.

Em datas promocionais, os clientes procuram as melhores ofertas já nos dias que antecedem a data. Ou seja, como apontou a pesquisa All iN & Social Miner, muito antes do dia 15 de março, no caso do Dia do Consumidor, os interessados nas ofertas já estão fazendo suas pesquisas. E isso impacta na estratégia de Personalização. Isso porque “parte do princípio de conhecer e lembrar desses clientes, devolvendo sempre uma experiência direcionada com os melhores produtos e oportunidades”, destaca o CEO da Beonly.

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