Interação no e-commerce: importância, exemplos e o que isso tem a ver com personalização

por Redação Beonly
3 de novembro de 2020

A interação no e-commerce cumpre diferentes papéis, e por isso é tão importante.

Um dos principais papéis da interação no e-commerce é ajudar a aumentar o tempo de permanência do visitante no site. Com mais estímulos para cliques, a tendência é o potencial cliente aprofundar sua visita e passar mais tempo conferindo produtos, ofertas e outros conteúdos disponíveis. Isso pode impactar diretamente em vendas, e também contribui para a redução da taxa de rejeição do site, evitando que o cliente vá embora.

Por outro lado, ao adotar a interação como estratégia no e-commerce, a loja virtual pode desenvolver campanhas de marketing específicas, atrativas pelo vínculo com as datas quentes do varejo online ou para simplesmente apresentar novos produtos ou ofertas temáticas. Até mesmo ações para “desovar” o estoque podem inspirar ações de interação.

Mas além de tudo isso citado acima, o estímulo à interação tem relação direta com um dos ingredientes essenciais nos dias de hoje, com tantos concorrentes disputando a atenção do consumidor digital: a personalização das ofertas. 

Interação e personalização

A personalização no e-commerce traz resultados comerciais incomparáveis quando está integrada como parte da experiência do usuário oferecida pelo site. Assim, os estímulos para o visitante interagir servem de fonte de dados e informações para a implementação de uma solução de personalização, como o BEONLY.

Ou seja, conforme a interação acontece pode-se obter (e acumular) diferentes informações sobre o visitante, especialmente suas preferências e interesses. Desta forma será possível gerar ofertas personalizadas numa próxima visita e aumentar as chances de venda.

Para isso, o acompanhamentos dos dados de acesso ao site, via Google Analytics, ajudam a mapear o caminho para a oferta certa ao visitante. 

Exemplos de interações

Listamos a seguir alguns exemplos de interações que o e-commerce pode adotar e obter diferentes benefícios – incluindo dados que ajudam na personalização das ofertas.

Vitrines virtuais

Diferentes modelos e formatos de vitrines podem ser adotados pelo e-commerce e disponibilizados em diferentes áreas do site. O mesmo vale para os produtos em “exposição”, que podem ser reunidos tanto de forma aleatória quanto segmentada. Depois de definidas as vitrines e os critérios de exibição dos produtos, o sistema personaliza de forma inteligente o momento de exibir esses conteúdos para cada usuário de acordo com o seu perfil e comportamento de navegação no site.

Banners

O uso de banners no topo e em outras áreas do site ajuda na divulgação de campanhas e ofertas especiais. Também ajuda a chamar atenção para produtos específicos e, ao mesmo tempo, medir se são ações que despertam o interesse ou não. Os formatos e tamanhos dos banners podem variar e incluir também as chamadas pop ups, que abrem “fora da tela” conforme o visitante navega pelas páginas do site.

Geolocalização

Criar interações envolvendo geolocalização são cada vez mais importantes tendo como o objetivo a personalização de ofertas. Sabendo de onde o visitante acessa o e-commerce é possível apresentar produtos relacionados, por exemplo, com as características climáticas de cada região.

Captura de Leads

Entre as ações de interação no e-commerce, a captura de leads ganhou relevância nos últimos anos por causa do maior uso do marketing digital pelas empresas. A captura costuma ser feita com e-books, infográficos, assinatura de newsletter e alertas de ofertas tendo como moeda de troca o fornecimento de informações como o e-mail de contato.

Cronômetros

“Faltam 2 dias, 5 horas e 25 minutos para nossa liquidação anual”. Esse tipo de informação vem acompanhada de um campo que estimula o visitante a “não ficar de fora” e para isso deve informar seu endereço eletrônico. É mais um dado a ser usado para ofertar o que de fato interessa ao ele.

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